Eletrocardiograma
Também chamado de eletrocardiografia, é um exame de avaliação da atividade elétrica do coração através de eletrodos fixados na pele.
A partir disso, é possível detectar o ritmo do coração e o número de batimentos por minuto.
Alguns problemas cardíacos que o eletrocardiograma pode diagnosticar: irregularidades no ritmo cardíaco (arritmia), aumento de cavidades cardíacas, patologias coronarianas, infarto do miocárdio, distúrbios na condução elétrica do órgão, problemas nas válvulas do coração, infarto em situações emergenciais, doenças genéticas, doenças transmissíveis, entre outros.
Ele também pode ser usado para verificar a saúde do coração quando outras doenças ou condições estão presentes, tais como: pressão alta ou hipertensão, colesterol alto, tabagismo, diabetes e pessoas que apresentem um histórico familiar de doença cardíaca precoce.
Outra função é monitorar dispositivos implantados no coração, como marca-passos, e avaliar seu funcionamento no coração.
O eletrocardiograma é um exame simples, o paciente fica deitado numa maca, geralmente leva de 5 a 10 minutos para ser concluído.
PREPARO: O paciente deve sempre relatar ao médico os medicamentos que faz uso, já que alguns deles podem causar alterações no resultado do exame;
O exame não deve ser feito com acessórios como jóias no pescoço, braços ou pulso;
Para homens com muitos pelos no tórax, pode ser necessário cortá-los;
Não é recomendado praticar exercícios físicos antes do exame, pois pode alterar o nível do batimento cardíaco.