Prova de função pulmonar (espirometria)
É o exame que mede a capacidade pulmonar do paciente através da quantidade de ar que entra e sai dos pulmões.
Ele pode ser recomendado para o diagnóstico de doenças pulmonares; ou ainda no acompanhamento do tratamento de pessoas com doenças como asma, DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica), bronquite, enfisema e fibrose, entre outras.
Outro uso importante da espirometria é a avaliação da capacidade pulmonar de atletas de alto rendimento e esportistas antes de provas específicas.
É um exame considerado de fácil execução e indolor, realizado por um técnico certificado em espirometria e com laudo elaborado por um pneumologista.
A espirometria ou prova de função pulmonar é realizada utilizando um aparelho chamado pneumotacógrafo, semelhante a um tubo, que é capaz de medir a velocidade do ar que entra e sai do corpo do paciente.
PREPARO: Para realizar a espirometria, é importante suspender o uso de broncodilatadores, caso esteja fazendo uso deles. A suspensão deve seguir os critérios abaixo:
Broncodilatadores de longa duração: 24 horas antes do exame.
Broncodilatadores de curta duração: 6 horas antes do exame.
Além disso, seis horas antes da realização do exame, não é permitido ingerir alimentos que contenham cafeína (como café, chá mate e chocolate).
Outra recomendação é evitar o uso de cigarros duas horas antes do exame; e não ingerir bebida alcoólica quatro horas antes do procedimento.
A espirometria não precisa de jejum – recomenda-se que o paciente faça uma refeição leve antes. Por fim, é importante informar sobre infecções respiratórias ocorridas nas três semanas antes do exame, já que isso pode interferir na capacidade pulmonar.