Teste Ergométrico
É um método diagnóstico de doenças cardiovasculares, associado a outros exames, é capaz de auxiliar na detecção precoce de distúrbios cardiovasculares em fase assintomática (check-up).
A principal indicação é a detecção precoce de isquemia do músculo cardíaco por obstrução parcial no sistema de artérias do coração (coronárias).
O método possibilita também identificar alterações da pressão arterial e avaliar arritmias desencadeadas pelo esforço. Além disso, revela a capacidade funcional, auxiliando na avaliação pré-participação esportiva e avaliação de risco cirúrgico.
O exame ergométrico é um procedimento que submete o indivíduo a um esforço progressivo, em bicicleta ou esteira ergométrica, monitorado por eletrocardiograma e pressão arterial, em sequências de intensidade adaptadas ao nível de condicionamento físico, capacidade de esforço e idade do paciente.
O teste dura cerca de 20 minutos, sendo em média 10 minutos de exercício e 6 minutos de recuperação.
O protocolo de exercício deverá ser concluído, preferencialmente por exaustão ou fadiga muscular. Porém poderá ser interrompido a critério do médico responsável.
PREPARO:
- Não consumir bebidas alcoólicas 12 h antes do teste.
- Repouso habitual na véspera (sono reparador).
- Alimentação habitual (evitar comparecer em jejum).
- Não fumar 3 horas antes do teste.
- Não praticar exercícios físicos intensos (treinamento) 12 horas que precedem o teste;
- Não usar hidratantes ou cremes (podem dificultar a fixação dos eletrodos).